Martinho Lutero foi um padre alemão que se indignou contra as heresias do catolicismo e começou a pregar sobre a salvação pela fé e combateu a cobrança de indulgências como pagamento dos pecados e protestou contra estes erros publicamente.
Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero pregou uma lista de 95 teses contra o catolicismo, na porta da Igreja de Witemberg, Alemanha. As 95 teses foram pontos como idolatria, culto aos mortos, veneração de relíquias, adoração ao papa, purgatório, penitência, servir apenas a óstia e não o vinho, padre não casar, etc.
Uma das maiores contribuições de Lutero para nós foi a tradução da Bíblia na língua do povo, as pregações passaram a ser em idioma local e não em latim e todos tiveram o direito de ler e entender as Escrituras Sagradas.
Mas não foi tão fácil assim. Os seguidores de Lutero foram perseguidos e muitos protestantes foram condenados como se fossem bruxos. Milhares de Bíblias eram destruídas tentando impedir o progresso do Reino de Deus.
Ser protestante é não aceitar o engano e buscar a verdade da Palavra de Deus, protestando contra toda religiosidade e falta de fidelidade ao Senhor. Seja Protestante!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues