“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” Tito 2.11
A carta para Tito foi escrita juntamente com 1Timóteo, entre aproximadamente os anos 62 e 64, depois que Paulo foi solto da prisão domiciliar narrada em Atos 28, durante o que seria a sua quarta viagem missionária. Tito, o destinatário dessa carta, era um líder, um pastor e um grego dos convertidos de Paulo; e foi deixado pelo apóstolo em Creta para organizar as igrejas naquela ilha. Entre os cretenses eram comuns a mentira, a glutonaria e a preguiça, e, pelo visto, alguns daqueles cristãos refletiam essas características ruins.
O poeta e filósofo cretense, Epimênides (600 a. C. considerado por muitos pagãos como um profeta) tem uma frase citada por Paulo em At 17.28 e, aqui em Tito, teria dito: “Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos” (1.12). Tão famosos eram os cretenses que os gregos chegaram a criar um verbo kretizein, que significa “ser cretino”, que significava mentir e enganar (muita atenção ao chamar uma pessoa de cretina).
Nessa igreja o conceito da graça havia sido deturpado, quase desaparecido. Acreditavam que se Deus os salvara pela graça, então estavam livres para pecar. Infelizmente, assim como na época de Tito, ainda hoje há muitos que pensam assim no meio do povo de Deus. Estes confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, que contradizem o Evangelho da Graça de Deus. E o comportamento não coaduna com a sua confissão de fé.
No capítulo 2 de Tito, Paulo se dirige a todas as classes de pessoas e diversas condições, orientando-as quanto a um comportamento digno de quem foi alcançado pela graça: velhos (2.2), mulheres idosas (2.3), mulheres novas (2.4), moços (2.6), servos (2.9), senhores, (2.9), autoridades (3.1); e com a expressão “a todos os homens” (2.11) abrange todas “categorias e estados” do ser humano.
Quem conheceu a graça de Cristo não deve voltar ao passado quando vivia na desobediência, separado de Deus. Entretanto, deve estar comprometido com o Reino de Deus e com Graça Maravilhosa de Deus que é Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. Que nos chamou das trevas para sua maravilhosa Luz, a fim de possamos viver uma de santidade e amor a Deus e ao próximo pela Graça. Até aqui nos ajudou o Senhor.
Rev. Edimar de Jesus Maciel