“Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.1,2
Vamos fazer uma higiene mental em busca da experiência de conversão e santificação, colocando Jesus no centro de nossos pensamentos?
DESAFIO: menos telas e mais Devocional (oração e Bíblia).
Metanoia em Romanos 12.2 é uma mudança de mente ou transformação radical. Metamorfose (μεταμορφόω) significa transformação, indica uma profunda mudança de perspectiva, valores e atitudes, além de uma simples mudança de comportamento.
A Dopamina é uma substância química produzida pelos neurônios que gera sensação de prazer e motivação, mas se for provocada de forma desequilibrada, seus efeitos se tornam um vício, semelhante à maconha e cocaína. Traz excitação e alívio na hora, mas depois com indisposição e cansaço, precisando então de mais dopamina e criando um ciclo vicioso.
Metanoia é um chamado à transformação interior. É sobre deixar de lado velhos hábitos e pensamentos para abraçar uma nova vida, guiada por Deus. Essa mudança é essencial para experimentar a "boa, agradável e perfeita vontade de Deus". A Metanoia é um processo contínuo, que exige esforço e disposição para mudar!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues